domingo, maio 29, 2011

Twitte isso


Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que foi criada pelos americanos Biz Stone, Evan Williams e Jack Dorsey em março de 2006. Surgiu a principio como um serviço para quem quer mandar SMS para grupos de amigos. Só podia “twittar” quem tivesse celular.

Em outubro de 2006, acaba esse vinculo com os celulares, bastando acessar o site, mas o limite de caracteres continua sendo 140, como era no celular.

Entre 2007 e 2008 o microblogging começa a fica popular entra os internautas e vira até noticia no Financial Times. Mas com isso o aumento no numero de acessos deixa o site lento, popularizando a imagem da baleia azul, que é exibida sempre quando o site esta fora do ar.

Outro elemento importante na historia do twitter, são as Hashtags. As Hashtags é o conjunto de palavras precedidos do caractere '#. A primeira hashtag, por exemplo, foi “#Sandiegofire” que foi publicada por um ativista americano chamado Nate Ritter e que se referia a um incêndio que estava atingindo a região de San Diego na Califórnia.

Atualmente o Twitter já bateu a marca demais de 180 milhões de usuários. Só em 2010 foram criadas 100 milhões de novas contas. O Brasil é o segundo pais no ranking de paises com maior numero de usuários, só ficando atrás dos EUA. Segundo a revista superinteressante, 1/4 dos brasileiros que acessam a internet estão no Twitter e a tendência é crescer cada vez mais.

Nenhum comentário: