sexta-feira, dezembro 07, 2007

Ter ou não ter namorado

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias remuneradas de si mesmo.

Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabira, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão é fácil. Mas namorado mesmo é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio, e quase desmaia pedindo proteção.

A proteção dele não precisa ser parruda ou bandoleira:

basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.

Quem não tem namorado não é quem não tem amor: é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento, dois amantes e um esposo; mesmo assim pode não ter nenhum namorado.

Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema, sessão das duas, medo do pai, sanduíche da padaria ou drible no trabalho.

Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar lagartixa e quem ama sem alegria.

Não tem namorado quem faz pactos de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade, ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de curar.

Não tem namorado quem não sabe dar o valor de mãos dadas, de carinho escondido na hora que passa o filme, da flor catada no muro e entregue de repente, de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque, lida bem devagar, de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada, de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia, ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo, tapete mágico ou foguete interplanetário.

Não tem namorado quem não gosta de dormir, fazer sesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele; abobalhados de alegria pela lucidez do amor.

Não tem namorado quem não redescobre a criança e a do amado e vai com ela a parques, fliperamas, beira d’água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro.

Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não se chateia com o fato de seu bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia do dia de sol em plena praia cheia de rivais.

Não tem namorado quem ama sem se dedicar, quem namora sem brincar, quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem namorado que confunde solidão com ficar sozinho e em paz.

Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.

Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando 200Kg de grilos e de medos. Ponha a saia mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesma e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela. Ponha intenção de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada.

Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteio.

Se você não tem namorado é porque não enlouqueceu aquele pouquinho necessário para fazer a vida parar e, de repente, parecer que faz sentido.

Drummond

3 comentários:

Anônimo disse...

Mtooo bunito!

Eu acho q soh faltou uma coisa....., escrever a dedicatória para o eu lírico deste texto.... seu namorado, EU o bruninho!!

Mas mas gostei do msm jeito.Na prox vc coloca uma dedicatória para mim heheheh.

S2

Luiz Galvão disse...

seu namorado tá certo pô...um pt texto desses!!!!!!

Luiz Galvão disse...

O sonho do namoro
Um sonho se eterniza em ilhas nos oceanos.Em mergulhos por entre cavernas submarinas acariciando pérolas pedras peixes estrelas do mar, fazendo bolhas de ar, olhar para a superfície e voltar para o reflexo do espelho da luz do sol.Pois há ilhas de sonhos no oceano profundo com paisagens labirintos e desertos medonhos
Mas o mergulho só refresca a vida.Traz a vida.Afugenta desertos
As ilhas não estão só.Elas têm a festa do golfinho do dia do brilho da noite da maré
Do barquinho a deriva da esperança do farol.
Ilhas sonham.Sonhamos com elas.
Lá estamos esparramados na areia
olhos procurando por algo no céu
Dedão do pé na onda
Pensamento longe..talvez em alguém
Seria lugar para pensar em coisas?
Pode ser até na outra ilha ali adiante...na oceania
Sendo sonho....
A delícia de conhecer outra ilha sonhadora na oceania
Um pulinho
E o sonho se eterniza no coração
Nesse cais, porto seguro do sonho que se eterniza em ilhas nos oceanos.hummm oceania..ebaaaaa
Ilhas nos oceanos dentro de nós
Das nossas mentes, corações e sonhos
Ilhas de sonhos nos oceanos que sonhamos por elas todos os dias
Lembramos delas, comemos elas, digitamos elas, dirigimos elas,mas esquecemos às vezes
Que bom é ter sempre uma ilha de sonhos nos oceanos,
Para ter um refúgiu afável
Dentro do coração ou na imensidão do mar
Tão perto e tão longe
Mas viva dentro de nós..com cachoeiras, riachos, banananeiras e amor


Um sonho se eterniza em ilhas nos oceanos gélidos ou quentinhos
Nem a realidade nem o sonho tem limite
Só a maldade, numa ilha talvez no Alaska
Nem a incompreensão é incompreensível
numa ilha tropical do Quilombo dos Palmares
Um sonho se deseterniza numa ilha nos oceanos
Por falta de diálogo
Sonhos e Ilhas estão ligados pelo oceano
assim como falhas, ímpetos
Assim como se sonha com algo numa ilha num oceano da amizade
Se deseja ao desembarcar dessa ilha
Se deixamos mágoas
mal compreendido
Sua ilha é maravilhosa
Seus sonhos
Seu oceano de amor
Perdemos o respeito da nossa amizade?
Não peço que me add em sua ilha de sonhos do oceano

Mas viva dentro de nós...as lembranças da aurora cintilante cachoeiras palpitantes mansidão do tesão em riachos de amor a beira mar

Sendo sonho....
E o sonho se eterniza no coração.