domingo, maio 08, 2011

Dia de Visita


A fila começa a se formar um dia antes da abertura dos portões. Mães, esposas, irmãs e crianças acampam em frente ao Centro de Detenção Provisória. È dia de visita.

Essas mulheres se sacrificam para ficar nos fins de semana com seus filhos, maridos e irmãos que estão presos com mais outros detentos que ocupam mais que o dobro do que a capacidade que a cadeia permite.

O Centro de Detenção Provisória de Diadema, por exemplo, tem capacidade para 576 presos mas é ocupado por 1181. O CDP de São Bernardo do Campo tem 2024 detentos e sua disponibilidade é para 768. Já o Centro de Detenção de Santo André tem 512 vagas mas abrigam 1710 presos.

A rotina dessas mulheres até o encontro dos seus parentes é muito pesada. Além de esperar horas e às vezes até dias na fila, a revista é muito abusiva. “Você tem que ficar pelada, agachar três vezes e quando ela acha que ta legal pede pra levantar e agachar de novo” detalha a mãe de um detento que prefere ser identificada apenas como Kate.

Há regras rígidas também para as roupas que devem ser sempre de moletom ou de algodão, sendo sempre de cores fortes como rosa, vermelho, laranja e verde, pois as roupas dos reclusos são brancas e assim há distinção entre detentos e visitantes e também só pode entrar de sandália de dedo e sem nenhum tipo de acessório como brincos, colares, pulseiras, cintos.

As visitantes podem levar comida para seus parentes presos só que apenas em potes plásticos transparentes com tampas brancas e em sacolas de plástico. Não pode haver ossose as bebidas sem rotulo. Dentro do Centro de detenção um funcionário revista a comida para ver se não a qualquer elemento perigoso dentro.

“Nem sempre são só os ossos que ele implicam. Uma vez tinha milho na comida do meu filho, eles não gostaram e fizeram eu tirar um a um. As vezes não é nem regra, mas implicância.” Conta uma mãe que não quis se identificar.

Os visitantes possuem uma carteirinha de identificação com foto para entrar nos centros de detenção provisória. Caso alguma das regras mencionadas acima seja descumprida, a carteirinha é retirada dos familiares que correm o risco de ficar até 90 dias sem poder ver o detento.

Os dias de visita são de sábado e domingo das 8 às 16 horas e em média passam mais de 400 visitantes por dia , como informa o vice-diretor do CDP de diadema, Andre Luiz Alves.

São quatro prédios divididos entre pares e impares no CDP de Diadema. Assim os dias de visita são alternados prédios pares aos sábados e prédios impares aos domingos. A cada mês existe uma troca para evitar futuros problemas.

Segundo o site da Secretaria da Administração Penitenciária, os 32 CDPs do Estado abrigam 43.692 presos provisórios. Se for levado em conta que a maioria tem capacidade para 768 detentos, as unidades deveriam abrigar 24.576, mas estão com quase 20 mil homens a mais.

37 comentários:

Anônimo disse...

e quem no tem vizitas deve comer o pao que diabo amaçou,tenho um irmao preso e el nao tem vizitats pois somos de recife,e ele tai imagine ador que estamos sentido so nos comunicamos por cartas,sao palavras que destroi o coraçao de qualquer ser humono.ass,taci

Anônimo disse...

Coitadinhos.... na verdade eles são vítimas da sociedade. Os presos não tem culpa nenhuma, quem tem culpa é o pai de família que morreu no assalto... pobres inocentes, chego até a chorar....

Anônimo disse...

esse anonimo é ironico assim por que não tem nenhum parente preso...conheci em um cdp um jovem que estava preso pois brigando com a namorada ela caiu bateu a cabeça e morreu assim como o filho que ela esperava,quer dizer que esse rapaz é bandido? veja bem o que vc diz pois ja notei que vc não conhece nada da vida

Anônimo disse...

Passei 1 ano e 9 meses no cdp de São Bernardo do campo, por assalto, hj em dia sou um técnico em química, liberto das drogas, elas me levaram ao crime, aprendi com os meus erros, esse anônimo tem que medir suas palavras, pois amanhã ou depois pode ter um filho viciado, ou ele mesmo ser um cachaceiro que dirige embriagado, aí atropela uma criancinha e vai parar no mesmo lugar, quem pode julgar é só DEUS

Anônimo disse...

Nossa ñ sabia que lá era tão ruim assim , meu namorado ja ta lá dois meses e pouco e ñ recebeu nenhuma visita pq sou dmenor e a mae dele tá passando por muitas dificuldades e ñ pode ir ve-lo ,até imagino oq ele deve ta passando alii em diadema :(

Anônimo disse...

TENHO UM FILHO LÁ, E É MENTIRA Q A VIDA LÁ É RIUM, CAFÉ DA MANHÃ (CAFÉ,LEITE,PÃO,MANTEIGA)ALMOÇO (MISTURA DIFERENTE TODOS DIAS,ARROZ,FEIJÃO,SOBREMESA DOCE,PÓ PARA FAZER SUCO) JANTA(=ALMOÇO)DIA DE VISITA LANCHES C/ SALSICHA,FUTEBOL E EXERCICIOS TODOS DIAS,JOGOS COMO DAMA,BARALHO,ENTRE OUTROS,TOMAM SOL TODOS OS DIAS, COISA Q NEM EU FAÇO,AGUA E ENERGIA ELETRICA(C/TV LED EM CADA CELA)A VONTADE,SÓ RUIM É A SUPERLOTAÇÃO, MAS SE FOSSE O Q É ESTIPULADO 4 POR CELA SE TORNARIA UM SPA...ACREDITO MTO POUCO NA RESSOCIALIZAÇÃO DA MAIORIA!!LUTO PELA DO MEU FILHO Q SE ENVOLVEU C/DROGAS!!

Anônimo disse...

meu marido esta preso no cdp de diadema o lugar e horrivel muita das vezes eles nao deixam coisas entrar n visita por pura implicancia o lugar e o verdadeiro inferno

Anônimo disse...

Eu tenho um namorado que fez um mes que ta preso ai no cdp a visita del e sabado.coitado nao teve nenhuma visita ainda..Te Amoo Guii to com voce nos momentos bons e ruins

Anônimo disse...

amigos que tem parente no cdp de diadema .. se possivel podia me informar se la e muito ruim meu irmao foi pra la e se alguem soubesse me falar como e la ficaria agradecido ... qual traje de roupa que entra ?
tem tv ? banho eletrico ou nao o que tenho que levar lenco;l coberta ? obrigado

Anônimo disse...

Meu marido ta la ja fszz 3semanas e to morrendo de saudade e morrendo de medo de ir na visita pois e a primeira visitaaaa

Anônimo disse...

Alguém me fala o que precisó escrever ma carta de amasia ?? E obrigado ter testemunhas ?? Meu namorado está no cdp diadema

Anônimo disse...

Não tenha medo , e normal a primeira vez e ruim depois a vergonha passa

Anônimo disse...

Oi boa noite vc ainda visita no cdp de diadema queria algumas inf de la

Anônimo disse...

Que informação é essa dessa mãe que fala que tem agua quente, tv comida boa?? Estão falando do mesmo lugar??

Anônimo disse...

BANDIDO BOM NÃO EXISTE.

Anônimo disse...

DUDU MEU SOBRINHO TA NO CDP DE DIADEMA EU SOU TIO DELE POSSO VIZITALO OU FAZE UMA CARTEIRINHA

Anônimo disse...

Oi tem um modelo no site CDP diadema aí aparece documentações

anonimo disse...

São TDs seres humanos.

anonimo disse...

Falou tudo

Unknown disse...

Meu marido está lá faz uma semana não sei como funciona quem poder me ajuda com informações eu agradeço pq vai começa minha luta

Anônimo disse...

Gostaria de informações sobre Cdp sao Bernado

Unknown disse...

eu tanbem qero estou perdida

Unknown disse...

eu tanbem qero estou perdida

Anônimo disse...

Eu também meu marido tá lá mais não fui ainda

Anônimo disse...

Boa noite alguém visita em São bernado do Campo Meu irmão foi pra la e liguei hj la e me falaram que a visita e so pós 30dias que roupa entra la

Elaine disse...

Tento entrar no site do cdp sao bernado e não consigo pra ver o que entra os documentos alguma visita de la por favor me ajudem ele só tem eu por ele pois a nossa mãe faleceu

Unknown disse...

Quem faz visita na cdp de sao bernado do campo que more próximo de osasco pode mim chama aqui

Unknown disse...

E disso mesmo só depois de 30 dias no meu caso só vou visita depois do dia 12 ainda

Unknown disse...

Boa noite gostaria de saber quem sabe o dia de visita no cdp de diadema no raio 13? Am quem pode me informa?

Anônimo disse...

É vdd sim, minha mãe visita meu sobrinho no CDP DE DIADEMA e lá e só por Deus, quando os agentes implicam não deixam entrar muitas coisas no dia das visita e no jumbo tbm não deixam entrar muitas coisas q estão nas listas, fora q tem uma agente apelidado de GATA DE BOTAS q é um horror (terror).

Unknown disse...

Oi eu gostaria de saber como enviar uma carta para alguém de lá de dentro podia mi ajudar ..? Se puder mi chama no whats app 011944740273

Unknown disse...

Boa tarde gente poderia me passsa algumas informações prvr meu namorado está preço em Diadema faz 3 meses eu sou menor de idade tenho 17 anos será que tem algum modo algum débito de eu entrar lá pra fazer uma visita pra ele ? Ou e impossível só depois dos 18 anos ?

Unknown disse...

Boa noite eu vou visitar meu marido no.cdp de diadema alguem sabe me informar onde retiro e como retiro a senha pois estou a 600 km de sao paulo

Unknown disse...

Oi boa tarde meu marido vai ser transferido pra lá amanhã, sábado, eu queria saber como fazer os papéis da amasia

Unknown disse...

Oii vc ainda visita?

Natali disse...

Oi anônimo, você nem sabe o que diz ,apenas achou bonito o que as grandes mídias dizem ,paga pau do datena e fica repetindo feito papagaio o que ele diz .... vai estudar e se informar para entender o que significa ser vítima da sociedade . Uma criança ficou sem comida pra você ter mais na sua mesa enquanto você empinava pipa na frente do ventilador ....acorda !!!

Losse disse...

O papel da amasia você vai colocar no Google escrito declaração de amasia vai imprimir esse papel vai prencher e vai no cartório com duas testemunhas